"ENTRE NÓS E AS PALAVRAS,
O NOSSO DEVER DE FALAR"
Mário Cesariny, in:Pena Capital
Sexta-feira, 6 de Janeiro de 2006
Subsídios de Renda de Casa:
..............................
O Jornal de ontem informava que o Subsecretário de Estado da Administração Interna. Dr. Rocha Andrade, passou a receber 1.304 Euros, de subsídio de renda de casa, aliás, refere o mesmo diário, subsídio que o Ministro das Finanças também aufere.
.............
Agora sou eu a falar:
O meu amigo Zé virá dizer: "Lá está o profeta da desgraça".. mas a verdade é esta. Eu só tenho duas soluções para poder estar calado: ou me torno num Agostinho Silva e entrego o meu BI, porque não me revejo nesta forma de ser País, ou passo somente a ler O AMIGO DO POVO, e mesmo esse tenho que passar ao lado das Notícias de toda a parte e até de algumas crónicas do Ti Ambrósio.
Então os srs recebem subsídio de renda desta forma, coitados, o vencimento é pequeno, alguns até já recebem reforma na roda dos 10 mil euros e mais, e depois até se juntam aos 3 e 4 na mesma casa, coitadinhos, porque nem dinheiro têm para pagar à Ti Fernanda que durante anos a fio lhes fez a cama, e despedem-na com 100 euros para comprar um bolo rei.
Então e o Zé da Burra e o Manel das Cebolas, que tiveram que sair de Cascos de Rolha, e vir para Lisboa, ganhar o pão que o diabo amassou, quantas vezes pagos muito depois do sol posto, e a rondar o ordenado mínimo?
O problema, meus caros não está em o Sr. Fulano de Tal receber, mas sim, em as leis não serem justas e equitativas, isto é, iguais para todos. E assim, meus caros, continuo a cantar como o Zé Mário, "Eu para este peditório já dei" .
Aqui, mesmo ao lado do restaurante onde almoço, a Adega Típica ( se vierem a Ansião almocem lá, digam que são amigos do Simões que eles fazem um abatimento significativo), existe uma casa do Ministério Público, das melhores de Ansião. Está vazia há anos. E eu pergunto, será que os srs do Ministério Público também recebem subsídio de renda de casa?
E lá em Lisboa, se os srs se reunem aos 3 e 4 na mesma casa, porque não faz isso o Estado, duma forma correcta, mas para todos? Não ficaria mais barato hospedar essa gente num hotel? Ou então, melhor ainda, não seria melhor colocar a lei igual para o Fulano de Tal e para o Zé da Burra?