"ENTRE NÓS E AS PALAVRAS,
O NOSSO DEVER DE FALAR"
Mário Cesariny, in:Pena Capital
Segunda-feira, 5 de Julho de 2004
E AGORA?
Estou todo chateado.
Não é por Portugal ter perdido. Isso, para mim, não adianta nem atrasa, a não ser umas conversas animadas de café, até amanhã ao meio dia.
Depois disso já vamos ter a indefinição de, se há ou não eleições antecipadas, se o Santana é ou não popular ou popularucho, se o BIBI vai ou não ser condenado, e com um pouco de sorte ainda vamos ouvir falar de Carlos Cruz, que, em toda esta história do Euro, foi, infelizmente, crucificado.
Mas o que me chateia de veras, não é nada disso.
É que pretendia comprar amanhã o 24 horas para ver a Fátima Preto em pelota, isto é, sem a Bandeira Nacional (aquela bandeira teve cá uma sorte!) a tapar-lhe as curvas, e não vou ter essa sorte, por causa desses nobres guerreiros que se acanharam contra os gregos.
Ao que parece, se Portugal ganhasse ela iria baixar a bandeira e deixar ver não sei bem o quê. Simples curiosidade...
Pois, com tudo isto, tenho pena de Portugal nunca mais aprender com a humildade dos outros. Ele era "Vamos esmagá-los!", "Vamos à vingança final!", "Somos os maiores!", "Vamos a eles!". Até Miranda Calha, a 30 minutos do jogo dizia para a TSF que iam ser 2 a zero e até informava que eram golos do Figo e do Madeirense choramingas.
E os GREGOS, humildemente: "Portugal é melhor, certamente irá ganhar"
E os nossos jogadores, totalmente idolatrados, com cavalos a correr, helicópteros, barcos, aviões, uma multidão de gente, enfim, criando-lhes um falso ego de superpotências invencíveis, qual Titanic.
Os cartazes apresentavam os craques como o ORGULHO da Nação. Bastou retirar 1 G dos Gregos, 1 Golo, para transformar o ORGULHO em GORGULHO, esse bicho danado que dá cabo da fruta boa.
Esperemos que na próxima colheita o pesticida Scolarite dê cabo dessa praga, e com umas pingas de humildite saibamos assentar os pés em terra e termos a verdadeira consciência do povo que somos... Povo humilde e orgulhoso da sua história verde e vermelha.
Infelizmente, já não temos escudo, nem Euro...