"ENTRE NÓS E AS PALAVRAS, O NOSSO DEVER DE FALAR" Mário Cesariny, in:Pena Capital
Domingo, 6 de Abril de 2008
Sugestões no Hospital dos Covões

 

Na passada semana estive sentado na sala de espera das Urgências do Hospital dos Covões, em Coimbra. Foram quase 6 horas à espera que um familiar fosse atendido, ou seja que todas as operações de  atendimento ficassem completas. Disto, nada a reclamar a não ser um tempo excessivo entre serviços, mas, o que interessa é que o doente saia com esperança de ficar melhor.

Mas estas horas deram-me tempo para analisar alguns assuntos. E como existia uma caixa de sugestões, ali deixei uma que me pareceu pertinente e que aqui transmito:

Não compreendo que os funcionários de um Hospital, médicos, enfermeiros e auxiliares se passeiem na rua, no bar, fumem cá fora, saiam de carro, cheguem de carro, com as batas de serviço.

Isto é contra todas as regras básicas de defesa da Higiene do Hospital. Como é possível tanta incoerência?

Esta foi a minha questão-sugestão. No entanto o mais caricato foi que, quando pretendi entregar a sugestão, que exigia uma assinatura do Gabinete do Utente, o funcionário de segurança manifestar  inteira ignorância sobre o assunto, o que me leva a pensar que não há sugestões ou não são levadas a sério.

Telefonou superiormente e lá lhe responderam que podia ser a do chefe das urgências.  Veio um enfermeiro que me levou lá dentro, mas sem encontrar quem assinasse a referida sugestão.

Acabei por colocá-la sem assinatura. Para eles era irrelevante.  Será que ela caiu em saco roto?



publicado por lamire às 22:05
link do artigo | comentar | favorito

7 comentários:
De Revoltado a 15 de Agosto de 2008 às 18:40
Pois deve ter caido em saco roto!
Mas o pior desse hospital é ter medicos incompetentes nos seus serviços, como o Dr Antoni Peliz e o Dr Armando Rocha do srviço de Neurocirurgia, pessoas k pôem os interesses das seguradoras e do proprio bolso há frente da saude dos doentes e numa junta medica desvalorizão ignoram completamente os exames e dizem k tá apto com incapacidade zero quando os exames apontam para uma incapacidae de 17% ou mais. Visto isto não sei como ainda permitem tanta incompetencia a trabalhar no serviço nacional de saude. Esses senhores deviam ser expulsos da ordem dos médicos e retirada a sua carteira profissional. Tenho pena dos doentes k lhe passam pelas mãos...


De Comité de defesa dos trabalhadores do CH a 24 de Setembro de 2008 às 11:04
Juízo!Quem diz mal dos nossos médicos somos nós!começar por aprender português é um bom princípio...e esse exame que dá incapacidade de 17% ou mais é muito moderno...


De Francisco a 31 de Agosto de 2020 às 15:01
Criar blogs para mandar umas bocas, dizer mal de quem desconhece e não lhe agrada, vai sendo costume.
Como referia Umberto Eco, as redes sociais vieram dar voz aos imbecis! O grande drama da internet é promover o idiota da aldeia;
Ora aqui está o exemplo.
Este idiota desfaz em profissionais titulados por entidades académicas, para dar voz à sua idiotice!... E assim pensa que se promove. Ele que até escreve "desvalorizão" em vez de "desvalorizam".......
E nós todos temos de levar com eles!
Prendam esses idiotas.
Francisco


De gatodasbotas a 15 de Novembro de 2008 às 11:21
O Hospital dos Covões é um poço de incompetência! Há os bons e os maus como em tudo na vida mas o CHC, infelizmente está cheio de vilões. Quanto ao comentário das batas é como estar descontente por ter um risco na pituira de um carro sem motor...O comentário que foi feito originalmente penso que era ainda referente a momentos em que o director do serviço de urgência era um tal de Dr. José de Almeida, um vendedor de programas informáticos, que teve a decência de deixar a medicina de lado para bem dos doentes e de todas as pessoas de bem a seu cargo - um dos vilões! Dizem que foi para o Brazil tipo repatriado do tempo das colónias. O novo director, ainda que com algumas incongruências, pelo menos é medico e desumbigado! Esperamos para ver! A queixa é ainda do tempo do ex director de enfermagem da urgência - outro vilão - que não reconhecia o excelente corpo de enfermeiros que liderava, com perpotência, arrogância e, como o outro, com exclusivos fins lucrativos. Felizmente a PJ ainda está activa em Portugal e o referido Sr acabou por ser destituido do cargo. Esperamos para ver qual o serviço onde vai esse Sr. promover o mal estar entre colegas, a prepotência, e o seu novo bastião de incompetência... Ambos estes senhores estiveram a liderar o serviço do urgência dos Covões até há pouco tempo e, uma coisa é certa, a sua sugestão caiu em saco roto como qualquer outra que faça... Mas como comecei por dizer há os bons...que todos os dias trabalham para dar a melhor assitência aos doentes e muitos saem satisfeitos e bem tratados. A distinção é importante!! O dizer bem é tão importante como o dizer mal e infelizmente colectividade intelectual do ser humano tem tendência para a tragédia. Quando for bem atendido, faça também uma sugestão no gabinete do utente, pois os médicos e enfermeiros que o assistiram recebem tanto ou menos como os que o trataram mal e talvez esse comentário lhes sirva de recompensa...


De CHC4ever a 16 de Novembro de 2008 às 14:35
GatodasBotas deixa-me esperançado por a cegueira no CHC não ser total como eu pensava!!
O problema do CHC EPE é a parte estatal da coisa... Os que trabalham bem e são bons são abafados e os que nada fazem e pisam enchem os bolsos e ainda lhes fazem reverências só porque são prata da casa. Têm cargos de direcção e de chefia - dar a chave do cofre a ladrões - e são eles quem informa a administração do que se passa! Quanto a esses dois senhores, nunca os vi trabalhar a não ser o primeiro a dar à lingua em programas televisivos com discursos vazios de conteúdo aplaudido por ignorantes que não distinguem um balde cheio de um cálice vazio. O segundo só se em tarefa de intimidação ou a fechar portas aos mais novos ou a fazer um tempinho enquanto saltava para o INEM para engordar a bolsa. Perto de um doente nunca foi visto, felizmente.
A sociedade está em mudança e os bons vão partindo, a prata da casa vai engordando e, estranhamente, parece não haver fundos... Talvez favorecendo os que trabalham e pouco recebem e empurando os que nada fazem surgisse uma solução...Mas a isso chama-se gestão algo que a administração do CHC ainda agora está a aprender.


De Anónimo a 21 de Maio de 2009 às 17:40
A administração do C.H.C. ainda tem muito que aprender mesmo. Quando é que eles chegam à conclusão que não é contratando administradores e mais administradores e contraindo empréstimos para cobrir o buraco financeiro e pagar a esses administradores que diga-se, não sabem o que estão a administrar. O C.H.C. tem que mudar de rumo e podia começar pela mudança na administração e no conselho de administração, porque este tempo todo já deu para perceber que com este conselho e este presidente não se vai a lado nenhum. Estes senhores usam critérios de seriação de candidatos muito duvidosos, e não dão valor a quem tem experiência comprovada ao serviço do estabelecimento com boas referências. Até a forma como decorre a avaliação é muito estranha, pessoas contratadas depois de abandonarem a instituição de uma forma que apelidamos (por detrás da porta), e que por incrível que pareça só agora o seu nome surge em primeiro lugar na bolsa de recrutamento para o lugar em causa.
Muita coisa estranha se passa nos serviços centrais. Quem trabalhou não foi valorizado acham que as cunhas e os “afilhados” vão contribuir para a harmonia da instituição.


De MDias a 2 de Outubro de 2009 às 19:46
Vim aqui parar por acaso. O título foi-me familiar por razões similares às descritas em reclamação e em comentários no "livroamarelo.net" no dia 22-09-2009, com o título "Falta de ética e respeito, no procedimento para com os doentes", dirigido ao Hospital dos Covões.
É lamentável como este Hospital procede, eu própria vi, neste Hospital, no quarto aonde estava acamado o meu familiar, com poucas defesas imunitárias, um contentor para lixo, aonde eram colocadas fraldas usadas e outros resíduos.
Recentemente soube que se passeiam por algumas enfermarias ratos, que eventualmente poderão passear sobre os doentes acamados.
Pese o relatado também os doentes apanham as bactérias nesse Hospital e resolvem "despejá-los com as infecções ali contraídas.
Peço desculpa o meu desabafo, mas entendo que se deva tornar público, o mais possível, estas situações indesejáveis.
Virei aqui a este espaço, sempre que me for possível.
Obrigada.


Comentar post

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


pesquisar
 
links
artigos recentes

A GRANDE MINA DA EDP

Os Moralistas

Tomada de Posse do Presid...

12 de Março de 2011 - Um ...

Portal do cidadão! Inacre...

Estudo do Economista Álva...

O Diário do Professor Arn...

Casa de férias do Sr. Sil...

Alguém se Candidata a ser...

Reformas na Suíça com tec...

A mania saloia dos diplom...

Cavaco ganhou €147 mil co...

TC critica despesa injust...

Vamos pôr a EDP na Linha!...

Cum carago!

A EDP e os PRÉMIOS!

Os nossos maiores emprega...

O desperdício de Lisboa

Bem Prega "Frei Tomás"!.....

Viva a Maria !!!

4 Vergonhas

CHULICE

"Manso é a tua tia, pá!"

Prestação Familiar?? Vão ...

Mulher com "Tomates"

arquivos

Julho 2011

Junho 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Maio 2010

Abril 2010

Fevereiro 2010

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Setembro 2002

Novembro 2001

Setembro 2001

Março 2001

Dezembro 2000

Setembro 2000

Junho 2000

Fevereiro 2000

Dezembro 1999

Outubro 1999

Agosto 1998

Abril 1998

Março 1998

Fevereiro 1998

Outubro 1997

Julho 1997

Junho 1997

Maio 1997

Abril 1997

Janeiro 1997

Junho 1996

tags

todas as tags

o nosso email
molhobicopower@sapo.pt
mais comentados
subscrever feeds