Sem qualquer informação, a EDP cortou a energia de minha casa.
Dia 12 de Dezembro, quarta -feira. Por razões de trabalho encontrava-me bastante longe. mas a EDP tem os nossos dados, podendo facilmente entrar em contacto. A verdade é que encontrei a casa lastimável, com o frigorífico há 3 dias sem energia.
Porque não é importante para o caso, ocultam-se os dados particulares, uma vez que o importante é o genérico do assunto, fruto de uma forma "estúpida" com que a EDP trata os seus clientes.
Com efeito, a dívida era de 26, 21 euros, fruto de uma dactura de acerto, uma vez que, a EDP, como é seu hábito, se vai financiando a custo zero com o dinheiro que cobra através daquele "negócio da China" que se chama consumo estimado.
Desconhecia que teria que pagar esta verba, uma vez que a factura mais recente me indica esta importância a ser paga até ao dia 24 de Dezembro próximo.
Quando cheguei a casa, cerca da 1 hora da manhã de 6ª para sábado, a primeira coisa foi correr para o quarto para ligar o aquecimento face aos zero graus que aqui se faziam sentir.
Surpreendido, dirigi-me ao quadro geral e estava tudo certo. Ali ao lado um papel com a indicação que aponto em cima.
Os .... cortaram-me a luz! Quem seria? Quem é a empresa que deshumana e estupidamente faz as coisas a nível terceiromundista? Claro que deve ser uma empresa satélite da EDP que ganha a vida a cobrar a importância de corte e ligação, pois para voltar a ligar tem que se pagar a importância acima indiocada - Ponto de ligação - no valor de 24.04 Euros. Rico negócio! É só fazer as contas. Quantos por dia?
Mas tudo estaria certo se a EDP tivesse sido educada, cautelosa e ponderasse também os interesses do seu cliente, o qual, mercê da sua actividade tem mais que um contrato, um dos quais até, com uma verba em crédito, superior a esses 26 euros.
Já pensaram nos milhões de Euros com que a EDP se governa a Juro Zero, com esta coisa das estimativas?
E quando há uma dívida, neste caso, ridícula (26,01), e que é fruto de um engano por defeito da própria factura da EDP, cortam de imediato, sem uma palavra, sem verificar se realmente há razão para tal?
Pois, agora ouçam esta conversa com o número de assistência técnica, 800 506 506. De facto, a EDP presta um serviço de caca!!! Ao fim de samana não há luz para ninguém que tenha um caso como o meu. Aliás, nem há local para pagamento. No entanto, eu por especial favor, até paguei a referida verba, mais os 24,04, no sábado de manhã, numa loja que me abriu a porta só para este caso.
Mas a EDP, isso, para ela é uma banalidade. A energia para a EDP é um negócio como outro qualquer. Só que para nós, Portugueses, a energia é um bem de primeira necessidade, porque nos habituaram a estar dependentes dela.
Deixo a gravação para que analisem e reclamem, tal como eu estou a fazer, para que isto mude. Infelizmente, falta a concorrência, porque senão estes casos seriam ponderados.
Desculpem o som, mas a gravação é do telemóvel, apesar de condenar que uma empresa Portuguesa não encontre em Portugal uma música adequada e tenha que se socorrer de uma música em Inglês.
Índice Temático
Os meus links
Os outros