"ENTRE NÓS E AS PALAVRAS, O NOSSO DEVER DE FALAR" Mário Cesariny, in:Pena Capital
Segunda-feira, 23 de Julho de 2007
Professor da Escola E.B.2,3 de Arouca a um ponto do título
Escrito por Arouca.biz   
16-Jul-2007

Em desporto por 1 ponto se perde, por um ponto se ganha.
Neste concurso para professor titular, muitos professores haverá que, em virtude dos critérios criados para este concurso pelo Ministério da Educação, não terão atingido os 95 pontos, para acederem ao topo da carreira.

 

Na Escola E.B.2,3 de Arouca há um caso que não só surpreendeu, como indignou toda a escola.
    Trata-se de um professor, colocados no 10º escalão, mas que só conseguiu pontuar 94 pontos na grelha elaborada pelo Ministério para este Concurso, ficando assim excluído de aceder ao topo da carreira.
    Mas o mais surpreendente e revoltante é que se trata de um professor que já desempenhou naquela escola todos os cargos, inclusive no Conselho Executivo, só que o exercício de todos esses cargos se situa fora do período estipulado pelo Ministério da Educação, ou seja de 1999 a 2006.
    Embora penalize muitos concorrentes, e seja, por isso mesmo injusto, foi esse o período de tempo, estabelecido pelo Ministério, e no qual incidiu a avaliação dos professores para acederem à categoria de professor titular.
    Mas mesmo reportando-nos a esse período, o escândalo ainda é maior, pois o professor em causa foi, de toda a escola, aquele que mais projectos elaborou e coordenou, nos últimos 5 anos. Com alguns desses projectos, de sua autoria e por ele coordenados, a Escola foi contemplada com importante equipamento informático, desde os 24 computadores portáteis, dois projectores de vídeo, um scanner, uma máquina fotográfica digital, uma máquina de filmar digital, até um quadro interactivo, recentemente adquirido, graças a um dos projectos por ele criado e coordenado. Refira-se ainda que com um dos projectos apresentados pelo referido professor – O Projecto Nónio- a escola passou a ser equipada, desde 1999 com um Centro Escolar Multimédia composto por 16 computadores ligados em rede e com acesso à Internet.
Sendo coordenador de vários projectos, nestes últimos 5 anos, não pode acumular com o cargo de Director de Turma, o que acabaria agora por o penalizar na pontuação da grelha do concurso.
    Mas a penalização injusta não se fica por aqui. Embora coordenando diversos projectos de desenvolvimento educativo, com ampla incidência dentro e fora da escola, o professor não consegue qualquer pontuação no âmbito das actividades não lectivas, uma vez que a pontuação nesta área vai apenas para o representante no conselho pedagógico dos clubes e projectos de desenvolvimento educativo, ignorando, assim, o autor e coordenador da maior parte dos projectos desenvolvidos naquela escola.
    Refira-se ainda, neste âmbito, que o professor em causa distinguiu o nome da sua escola com vários prémios, de âmbito nacional, que lhe foram atribuídos, sendo três em concursos escolares de vídeo e dois em concursos de jornais escolares.
    A este propósito será ainda justo referir que, se hoje a Escola dispõe na sua Biblioteca de uma colectânea encadernada com mais de 500 páginas, nas quais ficou registado o historial de toda a vida escolar dos últimos 13 anos, a este professor se deve, pois foi ele, durante todo esse período de tempo, o Director e Coordenador do Jornal da sua Escola, o que implicou um intenso trabalho, não só junto dos professores como junto dos alunos, para que cada número, saído no final de cada período, levasse para fora da escola o relato de todas as actividades nela desenvolvidas.
    Mas a injustiça não se fica ainda por aqui. Sendo formador no Centro de Formação da área da sua escola e tendo realizado, nestes últimos 5 anos, mais de uma dezena de  Acções de formação para professores, o referido professor nem aqui consegue qualquer pontuação, pois a atribuição dos pontos vai apenas para o Director do Centro de Formação, ignorando totalmente o importante papel dos formadores em qualquer Centro de Formação.
    Privilegiando apenas cargos de coordenação, muitos dos quais de reduzido impacto pedagógico junto dos alunos, esta grelha do Concurso para professor titular acaba por ignorar e penalizar os verdadeiros autores e dinamizadores da maior parte das actividades que se realizam nas escolas portuguesas, muitas delas com uma forte componente de carolice.
    Refira-se, para terminar, que o item onde o professor consegue a pontuação máxima, tem a ver com a sua assiduidade, pois tem 0 faltas no período onde incide a avaliação para este concurso.
    Estamos convencidos de que, para este professor, altamente penalizado com esta grelha, a sua carolice ficará amargamente emoldurada naquele ponto que lhe faltou para aceder à categoria de professor titular.


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publicado por lamire às 13:44
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